O que é?

O coração, situado entre os pulmões inclinado um bocado para a esquerda e protegido pelo tórax, é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano! É ele que bombeia o sangue para todo o corpo, e é ele que envia o sangue venoso (sangue “sujo”) para os pulmões para ser purificado.

Veia Cava Inferior

A veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina na aurícula direita.


Veia Cava Superior

A veia cava superior é uma das duas principais veias sistémicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam no átrio direito do coração. Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. Por ela circula sangue venoso, pobre em oxigénio e rico em gás carbónico.


Artéria Aorta

Aorta é o nome dado à maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistémica.


Artérias do Pulmão

As artérias pulmonares levam sangue do coração para os pulmões. Elas são as únicas artérias (além das artérias umbilicais) que transportam sangue pobre em oxigénio (sangue venoso).
No coração humano, o tronco da artéria pulmonar começa na base do ventrículo direito do coração. Ele é pequeno e largo - aproximadamente 5 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Ele se ramifica em duas artérias pulmonares (esquerda e direita), que levam sangue pobre em oxigénio para o pulmão correspondente.

Aurículas

Aurícula direita
Esta cavidade do coração recebe o sangue venoso proveniente das veias cavas e envia-o, através da válvula tricúspide, para o ventrículo direito.

Aurícula esquerda
Recebe o sangue arterial, rico em oxigénio, proveniente das veias pulmonares e envia-o através da válvula mitral ou bicúspide, para o ventrículo esquerdo.


Ventrículos

Ventrículo refere-se a uma câmara inferior do coração. O coração humano possui dois ventrículos. O ventrículo direito recebe o sangue através da válvula tricúspide, vindo da aurícula direita e o ventrículo esquerdo recebe o sangue através da válvula mitral, vindo da aurícula esquerda.